domingo, 15 de maio de 2011

Polêmica acerca do açude Jenipapo!

     Emissoras de rádio e TV divulgaram a possibilidade do rompimento da barragem do açude Jenipapo. Os rumores davam conta de uma grande rachadura que poderia romper a parede de contenção do referido açude. Logo após a veiculação da notícia, os moradores que vivem as margens do Rio Contendas em Massapê ficaram apavorados.
As pontes que cortam o rio e suas margens ficaram repletas de populares de plantão aguardando o pior. Como se não bastasse, devido às chuvas na região da serra, o rio teve um elevado aumento no seu volume de água, que veio acarretar o agravamento da notícia.


      De imediato, o Secretário de Infraestrutura do município de Meruoca, Fágner Trajano, em entrevista concedida à Rádio Tupinambá de Sobral, desmentiu a notícia veiculada na TV Verdes Mares , de que a Barragem de Meruoca que está sendo construída na localidade de Jenipapo, esteja com rachaduras e com possibilidades de arrombar. Fágner Trajano explicou, que tudo não passa de muita especulação por parte da imprensa que fica assustando as pessoas residentes nas proximidades da barragem e em municípios vizinhos. Para o secretário Fágner, repórteres sem nenhuma preocupação de informar bem, e querendo assustar a população, estão fazendo matérias com o intuito de deixar a coletividade assustada, e muitos desses profissionais nem tiveram a responsabilidade de fazer uma visita a parede da Barragem para ver de perto as obras que estão sendo tocadas.
   De acordo com o Secretário, o prefeito Fonteles preocupado com essas informações, solicitou que uma equipe de engenheiros da prefeitura subisse até a parede da barragem e fizessem uma investigação detalhada da situação. “ Não existe risco nenhum dessa parede arrobar e nem muito menos rachaduras”. Explicou o Secretário Fágner Trajano.



   As informações passadas pelo Secretário Municipal são de que em cima da parte compactada foi colocada uma camada de barro, e ela não sendo compactada na parte superior externa, e com o período de chuva e sol e o barro de cima ficou com fissuras. Só que o material interno que está compactado não tem nada e não existe nenhuma possibilidade de romper
    Finalizando a informação sobre a Barragem Meruoca, o Secretário Fágner Trajano qualificou de irresponsáveis essas informações divulgadas na imprensa, querendo desqualificar o trabalho que está se findando na construção do açude que será a redenção em termos de água para os meruoquenses.

E você, o que acha dessa polêmica toda? Para você, qual a verdadeira importância do açude Jenipapo para a população de Meruoca? Deixe seu comentário!

70 comentários:

  1. Eu acho que, As rachaduras na parede do açude não representa nenhum perigo para as pessoas que nele proximo residem, A população sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto fica assustada com qualquer coisa suspeita no açude como rachaduras, A imprensa com o seu poder de manipular as opniões das

    ResponderExcluir
  2. EU achoque realmente a enprensa não deveria ter tirado conclusoes presipitadas en relação a estrutura da barragem e foito devugações baseadas em apenas ipoteses sem ter antes apurados melhor os fotos que e o que tudo bom reporter deve faser antes de divugar uma nutidia dessa emportancia.

    iarlley placido 1°F tarde

    ResponderExcluir
  3. Levando em consideração a versão apresentada pela reportagem, acho que eles deveriam apurar melhor os fatos, pois, na minha opnião, apresentam afirmações muito controversas aos apresentados pela prefeitura municipal. Ou o secretário Fágner Trajano está tentando esconder o que realmente possa está acontecendo. Seja o que for, a população precisaestá bem informada.

    Miguel Fernandes, 1º Ano "F" tarde.
    =D

    ResponderExcluir
  4. eu acho que eles não deviam postar comentários como estes.
    acho que não arrombaria.

    CASSIANO 1º "F" TARDE

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que as pessoas que não entendem do assunto por exemplo a TV verdes mares a radio de sobral ficam postando mentiras a população acredita por que são influenciadas pelas as mentiras que são postadas por radios e TVS. O açude não tem menhum perigo de arrombar.

    Erasmo 1º ano f tarde.

    ResponderExcluir
  6. no meu ponto de vista o açude precisa ser mais aglomerado; e que tenha mais qualificaçâo para os moradores de meruoca. sendo ele a maior participaçâo das pessoas que projetarâo esse açude.acho que a qualificaçâo desse açude está sujeito a romper e que a secretária deve tomar providências possiveis para esse caso.a participação das pessoas deve ser muito importante para que a população tenha mais informaçôes sobre isso.a divulgaçâo da reportagem para mim é considerada verdadeira em relaçâo as imagens vistas na reportagem. a secretária quer tomar posse que as rachaduras nâo estâo apresentadas de forma esclarecida.para mim a populaçâo quer providências para que esse caso tenha logo uma boa reforma,pois a populaçâo meruoquense está sofrendo pór causa dessas rachaduras que causa medo e insegurança para as pessoas que moram nas procimidades do açude.cristiane 1º f tarde

    ResponderExcluir
  7. eu acho que a reportagem esta certo sobre as rachaduras que estao ocorrendo no açude de meruoca. a populaçâo esta sofrendo sobre isso pois a secretaria deve tomar providencias severas por causa disso. e que a populaçâo deve ser afetada por as rachaduras.karine 1º f tarde

    ResponderExcluir
  8. Bom ńa minha opinião a impressa foi óbvia com os fatos comprovados ,mas eu não duvido da superioridade profissional do secretário Fágner ..Desde então eu não tenho opinião formada ,referente á causa que está sendo apresentada.

    ResponderExcluir
  9. De acordo com os anunciuos e atravez de entrevistas a populaçao de genipapo ficou assustada pois ficaram com medo da barragem arronbar mas da minha parte eu acho que a maioria dos anuncios e reportagem era mentira pois a barragem foi feita com muito cuidado desde o inicio da construção e mesmo assim como disse o prefeito fonteles ele tomou providencia sobre o assunto e resolveu o problema então as pessoas não deviam ficar assustadas por causa dos comentarios das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. É isso aí gente, estou gostando dos comentários. Só gostaria de pedir para aqueles alunos que não tem perfil no google ou em uma outra conta, ao postarem como anônimo, coloquem seu nome e a turma abaixo da postagem, para que possa identificar e fazer a avaliação!
    Abraços!
    Prof. Edson

    ResponderExcluir
  11. eu acho q a populaçaão ñ deve se preocupa pq se estivesse em risco o prefeito já teria avisado para q os moradores já tivesse tomado alguma atitude a favor do açude...

    Thais de lima¹²³.
    Rayssa fernanndez¹²³.
    Marcos faustino¹²³.

    ResponderExcluir
  12. Com a noticia de que o açude jenipapo tinha rachaduras,e que pode arrobar a qualquer momento,os maradores ficaram assustados mais como o emgenheiro disse que nÃo tem rachaduras e que nÃo tem perigo,acho que mesmo com essas informações,os moradores devem se preocupar com este caso.pois com as chuva sobe o nivel da agua,que pode preocupar mais os moradores.

    Grazielli duarte
    Nayane barbalho
    yana brena

    ResponderExcluir
  13. nos achamos que a parede do açude jenipapo nao corre nenhum perigo de ropimento. porque o secretario de infra estrutura ja explicou o que aconteceu. algumas noticias rolaram que o açude poderia arrombar mais isso e mentira nada disso vai acontecer.
    1A MANHA.
    elaine xavier do nascimento.
    ana clara.
    luciana tomax

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho q a população ñ deve se preocupar pq se estivesse em risco o prefeito e o fagner trajano Secretário de Infraestrutura do município de Meruoca,já teria avisado para q os moradores dos lugares que seria mais afetados saisem ou tomasse augumas providencias.
    Pedro Alison 1º"A" Manhã.

    ResponderExcluir
  16. eu acho q essas noticias,estão saindo de forma precipitada,e isso está deixando as pessoas muito preocupada e assustadas.fazendo q elas fiquem ate sem dormir,essa noticia saiu mas ñ acho q é verdade pq o secretario comfirmou q a parede do açude está segura,e até ja chamou os engenheiros para fazer uma vistoria...

    ResponderExcluir
  17. o açude jenipapo, é muito importante para as futuras gerações de Meruoca, para o abastecimento da nossa cidade.
    mas, causa medo para a populaçao de Massapê caso haja algum rompimento da barreira, mas,é isso é muito dificil de acontecer, temos fé em Deus.

    Raul n° 22
    Lucas n° 24
    1° A manhã

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que as pessoas deviam sim se preocupar,
    pois, ninguem deve ficar tão despreocupado
    agente corre risco siim,
    pois a cada vez que chove,sobe mais o nivel da água,
    e a tendência só é aumentar cada vez mais.
    e isso preocupa a população.
    prioncipalmente o povo de massapê, caso a barreira rompa, a água acaba com a cidade de massapê.
    Thaís Azevedo n° 42
    Wagner n° 44
    1º "A" manhã

    ResponderExcluir
  19. achamos que não tem risco nenhum de rompimento.os peritos acham que é só o barro que está rachando,por causa do clima.mas o concreto está firme e forte.a população pode dormir tranquila,sem preocupação pois a parede do açude está segura.daqui a pouco poderemos aproveitar todos os seus beneficios. gliciane e sara.1 ano manhã.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Acho que realmente a enprensa não deveria ter tirado conclusoes presipitadas em relação a estrutura da barragem. Eles deveria ter apurado os fatos melhores para so depois eles cometarem. E que esse açude trara muitos benefisios para a população. A população de masssaper não precisa ficar preocupada não pois o açude não tem a menor chance de arronbar...
    nilsa n° 32
    1 ano A manhã

    ResponderExcluir
  22. nos achamos que essas reportagens sao mentiras que parede esta em bom estado sao feitas somente para audiencia a emissora de televisao nomes valmir marcos sandro

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que isso é uma grade besteira uma coisa assim não e tão facio de arombar é uma coisa que falaram sem comfiri eque a parede esta em bom estado e só falaram isso para o jornal cobri a materia Aristides 1 b

    ResponderExcluir
  24. o acude de meruoca e otimo e sera nessecario em epoca de secas valmir 1b marcos sandro 1b

    ResponderExcluir
  25. os reporteres que cobrira a materia nen sequer olhou aparede do acude para confiri falaram pora fazer medo aos moradores das cidades vizinhas aristides 1b

    ResponderExcluir
  26. Diacordo com a reportagem da empreça, eu não comcordo por que a prefeitura não ia fezer uma obra sem penssar nas comssequencias.
    Lucas nascimento de sousa
    1 ano "B" manhã.

    ResponderExcluir
  27. essas reportagens sao mentiras essa emissora deveria ter prestado mais atencao antes de ter feito isso. valmir 1b

    ResponderExcluir
  28. o acude de meruoca nao tera perigo de arronbar porque esta bem construido. marcos sandro 1b

    ResponderExcluir
  29. DIACORDO COM A IMPRENSSA O AÇUDE DO GENIPAPO ESTAVA COM RISCO DE ARROMBAMENTO, MAIS DE ACORDO COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE MERUOCA A PAREDE DO AÇUDE NÃO ESTA COM RISCO DE ARROMBAMENTO.O AÇUDE FOI UM PROGETO DESENVOLVIDO PARA O ABASTECIMENTO DE ÂGUA PARA TODOS OS MUNICIPIOS,DE MERUOCA. O AÇUDE VAI RESOUVER TODOS OS PROBLEMAS DE FAUTA DE ÂGUA NA MERUOCA, E NOS OUTROS MUNICIPIOS VISINHOS. O AÇUDE E UM DOS PONTOS TURISTICO E MAIS VISTO E PROCURADO EM MERUOCA. 1ºB MANHÃ :IGOR, FABRICIO,REJANE,DANI.

    ResponderExcluir
  30. Nós temos certeza que se eles nao tomarem atitudes,as rachaduras do açude poderá aparecerem mais,e causando consequencias,como destruir casas.
    No contrário,serão abastecidas muitas casas da população de Meruoca(se o açude não arrombar),mas as pessoas devem mesmo se previnirem pois ninguem sabe o que vai acontecer.Nòs concordamos com a imprensa que divulgou a reportagem.

    ROSÂNGELA,DAIANE ALVES,ANA MARIA E JOICE
    1º B MANHÃ

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que e mentira esse assunto porque os ingenhero disseram que era mentira mas a radio inventa muita mentira ai assusta os moradores.
    mikeias,jonas 1ºB manhã

    ResponderExcluir
  32. diacordo com a reportagem sobri o açude foram tiradas fatos precipitados por que a prefeitura não iria fazer uma obra sem penssar nas conssequencias.
    Ivia ejamile.1B MANHÃ

    ResponderExcluir
  33. o que nos achamos,é que esse profissonal não estaría mentino no assunto tão importante ,que interesa toda a população de meruoca .

    ResponderExcluir
  34. o açude jenipapo, é muito importante para as futuras gerações de Meruoca, para o abastecimento da nossa cidade.
    mas, causa medo para a populaçao de Massapê caso haja algum rompimento da barreira, mas,é isso é muito dificil de acontecer, temos fé em Deus.

    ResponderExcluir
  35. eu acho q é uma mentira sobre a reportagem
    acredito q é verdade o q o fagner falou sobre o açude
    é importante p as comunidades vizinhas.

    ResponderExcluir
  36. Nós achamos que essa notícia foi mal apurada a imprensa deveria ter imvestigado mais os fatos como realmente eles são para poder repassar para a população.
    Além disso o açude é de extrema importância para os Meruoquenses, por que além do abastecimento de água e da pesca a economia é privilegiada pelo turismo.
    Edilene 1 B
    Elza 1 B
    John David 1 B

    ResponderExcluir
  37. olha já que não é mentira ,eles deviam esclarecer o assunto com a população,ja que esse assunto tão polêmico .
    fágner trajano devia ta uma enntrevista para a tv mares esclarecendo esse assunto.
    Daiane Gomes 1° b manhã

    ResponderExcluir
  38. o açude de meruoca nao tem perigo de rompimento porque a parede é bem feita, isso q colocaram na televisao é mentira.No futuro vai servi para a populaçao de meruoca.
    HIGOR DIAS E JOSE CARLOS 1º B MANHA!

    ResponderExcluir
  39. reaumente a reportagem ezagerou um pouco, mas o que eles estão falando pode ser verdade. Ainda que não seja tudo,mas dizer que eles estão mentindo ai já é demais.
    O prefeito tem todo odireito de afirmar que o açude é seguro,mas como já dis o ditado nem tudo é perfeito.Eu siseramente acho o prefeito e os veriadores estão muito seguros do que falam.
    a água do açude é muito importante para a comunidade, pois augumlas tem reaumente a nessecidade deste abastecimento.
    ------------
    NIZAELY...

    ResponderExcluir
  40. Eu acho que é mentira porque a parede foi feita com concreto na parte interna da parede e por cima foi colocada uma camada de barro que possivelmente de tanto levar chuva e sol esta rachando

    Rodson e Lucas 1ºB manhã

    ResponderExcluir
  41. sabe-se muito bem que a imprensa tem o poder de manipulação de certas informações, esta polêmica do açude é só mais uma fundamentada em comentarios e da inesperiencia de alguns que repassam essas informações,que amedrontam toda a população.

    carolina 3°'A' MANHÃ

    ResponderExcluir
  42. Acho que esse assunto ainda vai demorar muito para ter uma boa explicação convincente.
    Vanessa Alves
    2"A" MANHÃ

    ResponderExcluir
  43. valdene 2° "a "manhã21 de maio de 2011 às 09:43

    a minha opinião é que concerteza não tem nem como esse açude arrombar pois quem o projetou a idéia de criar o açude concerteza estava pensando em suas responsabilidades e suas consequências se um dia isso acontecer mais isso não tem nem perigo de acontecer agora principalmente que fizeram o sangrador para isso nunca acontecer.

    ResponderExcluir
  44. acredito no que a secretaria municipal disse,pois concerteza antes deles construirem,devem ter avaliado todo o lugar e se tinha alguma consequencia!esse açude foi feito com o intuito de ajudar algumas localidadades que estao faltando ou se um dia faltar agua,e tb pra muitos é uma forma de turismo!patricia 2 ano"c"manha

    ResponderExcluir
  45. eu acho que não tem nen como arebentar, acho que as rachaduras são so do barro, mais tambem ah uma posibilidade das rachaduras serem do esseso de agua.

    FRANCISCO JOSÉ FERNANDES 1ºE TARDE

    ResponderExcluir
  46. eu acho que o açude só trará beneficios para a população
    meruoquence, e as pessoas que projetaram esse açude deven
    ter estudados os riscos e que o açude não tem a menor possibilidade de arronbar. :>)

    YGO , JOCÉLIO 1° "E" TARDE

    ResponderExcluir
  47. nos achamos que essa historia tem que ser investigada porque o secretario tem que dar uma resposta e esclarecer essa reportagem. mas olhando por outro lado o açude e um bom beneficio para os meruoquenses quando o verao chegar.

    mylena soares e janderson da caucaia

    ResponderExcluir
  48. eu acho que essa polemica dos moradores sobre as rachaduras do açude não tem nada haver, essas rachaduras são devido o aquecimento do sol e as chuvas.

    ELIARDO RUFINO 1ºE TARDE =D

    ResponderExcluir
  49. eu acredito no que a secretaria disse,pois ao construirem eles olharam todo o local e devem ter tirados suas conclusoes,e devem ter descobrido q ali n teria possibilidade de o açude arrombar!foi construido para abastecer alguns locais q ha falta de agua!jardelly 2 ano"a"manha

    ResponderExcluir
  50. -meu ponto de vista e que não tem como arronbar, por que a baragem foi estruturada com uma camada de barro, e com o passar do tempo esse barro foi sofrendo alteraçoes do sol e das chuvas.

    CARLOS HENRIQUE 1ºE TARDE

    ResponderExcluir
  51. Nós achamos que é mentira por que não tem a possibilidade do arronbamento, as aguas podem se espalharem más já mais ira provocar um arronbamento isso é que todos nós esperamos.A importancia do açude é muito utilizado para toda a população meruoquense,tambem serve para os moradores do"JENIPAPO", para os turistas e para toda a população.1ºANO"E"

    ResponderExcluir
  52. As pessoas da regiao da cidade de meruoca estao com medo do açude aromba por causa da rachaduras que tem em cima da parede,os moradores estao queremdo se mudar para outras localidades. Mas esse açude e muito importante para as pessoas da localidade de meruoca por abastecimento de agua e para pesca.

    ResponderExcluir
  53. eu acho isto uma bestera se fosse arrebentar eles falaria esses caras vem la num sei da onde e fka falando bestera lenynho

    ResponderExcluir
  54. eu concordo com o secretario porque ele sabe o que diz e nao a emprensa karine 1 e tarde.

    ResponderExcluir
  55. Achamos que esse assunto ainda vai demorar a ser esclarecido, pois não se tem ao certo a certeza de que corre algum risco do rompimento da parede,só temos a certeza de uma coisa, esse assunto está preocupando muita gente.
    Mas ele é bastante importante pois vai ajudar no abastecimento da cidade e as demais localidades.
    AMANDA SOARES E DANIELLE OLIVEIRA 1º "E"

    ResponderExcluir
  56. eu acho isso um absurdo porque nao tem como arebentar o açude,eu comcordo com o secretario,andreza 1 e tarde

    ResponderExcluir
  57. EDUARDO E F.JOSÉ QUIRINO23 de maio de 2011 às 10:21

    Nós achamos que não tem perigo de arronbar pois foi isso que o Fagner afirmou,porque a rachadura é só no barro.A importancia do açude serve para pescar,tomar banho e etc.1ºANO"E" TARDE

    ResponderExcluir
  58. NA NOSSA OPINIAO NOS ACHAMOS QUE E MUITO DIFICIL A PAREDE AROMBAR PORQUE O SECRETARIO NAO IA COLOCA EM RISCO A VIDA DE MUITTOS MORRADORES DA CIDADE DE MERUOCA MAS COMO TAMBEM A CIDADE DE MASSAPE..... LUANA,DEBORA 1 'E' TARDE.

    ResponderExcluir
  59. acho que o açude jenipapo nao tem possibilidades de arronbar, pois as pessoas que planejaram todo o projeto devem ter pensado nessa possibilidade.Mas o secretario Fagner dexou muitas duvidas, pois ele se recusor a falar com a impresa, se nao ha nada de errado p q ele se recuso falar com a impresa????????(responde Edson)
    ALINNE MAYARA M. DE HOLANDA
    1º E tarde

    ResponderExcluir
  60. na minha opinião que aparede do açude estar bem sucedida a pesar da população de massapê estar assustado com o açudi estar muito cheio e os chão estar rachado e uma estrutura bem sucedida.. e também ajudar algumas localidadades que estao faltando ou se um dia faltar agua,e tb pra muitos é uma forma de turismo...
    adoramos que os alunos comentii mais um pouco sobre o açudi foi entrevistado pela TV Verdes Maris sobre estruturas que esta dislocando de lugar e preucupantti e por que o açudi podii aferta a cidade de massapê mais tambem nós de meruoca podemos ser afetado com a iinchentii
    alunos:Wesley;Valcilene e Marilleny
    1-(E) Tarde

    ResponderExcluir
  61. não podemos acritar em pessoas que não sabem realmente o que está acontecendo,o que importar e que ele não corre nenhum risco de arronbamento e isso não faz com que nós não nos preocupemos pois nem tudo é certeza sem que realmente prove o comtrario,mas com tudo ele nos fornecerrar água para nosso consumo por isso ele é tão importante. tayane victor e jonas 1´e'tarde

    ResponderExcluir
  62. Eu acho que essa infra estrutura deveria ser melhor porque as pessoas estão com medo do arrombamento do açude jenipapo por causa do trabalho mal feito que aterrorisa a cidade de massape e outros municipios bem perto

    [JOELZINHO E IVANILSON 1 E TARDE]

    ResponderExcluir
  63. achamos que nao há possibilidade de arrombamento. como o fagner falou é apenas uma camada de barro que si altera ao longo dos dias. As pessoas pensam que é uma mal elaborada, mais na verdade à recursos de segurança na construçao.Pois eles nao iriam colocar em risco à vida de muitos moradores!!!!

    clenny
    karol
    1° "E" tarde
    bjsss

    ResponderExcluir
  64. NOS ACHAMOS QUE NAO TEM PERIGO PORQUE SAO APENAS RASCHADURAS NO BARRO... LUANA,DEBORA 1'E' TARDE.

    ResponderExcluir
  65. Acho que fágner está certo que é uma camada de barro que devido as chuvas estão aparecendo pequenas rachaduras e esta reportagem só fez com que a as pessoas que moram nas proximidades ficasem mas açustadas.

    ResponderExcluir
  66. nos achamos que o açude genipapo tem uma grande possibilidade de arrombar, apesar do radialista dizer que são rachaduras na parte asterna do açude.
    o açude precisa de uma reforma na sua parte esterna pois ele é um grande perigo para a população que morra proximo.
    nomes:(marcio 34
    jhonata 22).

    ResponderExcluir
  67. eu acho que fagner esta certo pois o açude esta em pessima condiçao e que precisa de uma boa reforma pra nao causar consequencia para os moradores que mora as margens do rio.

    valdones 24,glerton 14,renato40,

    ResponderExcluir
  68. Aline Mayara, o secretário falou sim. Ele não falou à Verdes Mares, mas falou à TV Diário e à Rádio Tupinanbá. A explicação que este deu para essa polêmica foi a versão que você leu na postagem!!
    Um forte abraço!!
    Prof. Edson!!!

    ResponderExcluir
  69. as vezes as pessoas acreditao mais na televisao que nos orgaos competentes daquele assunto.acreditamos na versao da prefeitura!nao devemos acredita em tudo que passa na televisao!
    2-ANO "C" MANHA
    JONAS
    CHEILA
    DAIANE
    LIRLANE
    ROSELI
    HENRIQUE

    ResponderExcluir
  70. TEMOS QUE ANALIZAR OS DOIS LADOS POS OS DOIS ARGUMENTOS FORAM BEM CONVICENTES,SENDO QUE A POPULAÇÃO VAI SOFRER COM AS CONSEQUENCIAS DOS ATOS DA MIDIA OU DA IRESPONSABILIDADE DA PREFEITURA NA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM...
    2"C" MANHA
    HENRIQUE
    ROSELY
    DAIANE
    JONAS
    CHEILA
    LIRLANE

    ResponderExcluir