ESCOLA

Um pouco da história da escola Mons. Furtado!!!

       A Escola Monsenhor Furtado localiza-se no município de Meruoca, cidade serrana, situada no Nordeste brasileiro, na região Norte do Estado do Ceará, pertencendo à zona semi-árida, do domínio de caatingas, localizada na posição SW-NE.     A Escola Monsenhor Furtado vive em um contexto social onde boa parte de nossa comunidade escolar (estudantes) localiza-se nos arredores do perímetro urbano, em sítios.
No início se chamava GINÁSIO MERUOCA fundado em 18 de setembro de 1969, pertencente à Fundação Maximiano Linhares Figueiredo.
         Em 27 de maio de 1975, através da Lei Municipal N.º 293, publicada no Diário Oficial do Estado em 06 de junho de 1975, o Ginásio Meruoca é integrado ao Município com a denominação de Colégio Municipal Monsenhor José Furtado Cavalcante.
         A escola foi doada ao Estado do Ceará, em 1986 e passou a denominar-se Escola de 1.º Grau Monsenhor Furtado. Em 27 de janeiro de 1987, a escola passou a ter o 2.º grau, criado pelo parecer de N.º 18381, publicado no diário oficial em 28 de janeiro de 1987, passando a denominar-se Escola de 1.º e 2.º Graus Monsenhor Furtado.
Em 16 de abril de 2002, por ocasião da nova nomenclatura da LDB, a Escola passou a denominar-se Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Furtado, que permanece até este ano de 2011, embora desde 2010 a escola passa a ministrar somente o Ensino Médio.
Atualmente dirige a escola o Núcleo Gestor formado por Raimundo Sampaio Sales (Diretor Geral), Benedita Maria Rodrigues Cunha e Célia Ferreira de Lima (Coordenadoras Escolares), e Francisco Franzé Oliveira (Secretário Escolar).
         Tendo consciência de que educar é intervir no futuro, a escola vem procurando em mais de 40 anos (contando desde quando era Ginásio) realizar um trabalho onde garanta a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências. Nesse sentido, a escola contribui no processo de inserção social das novas gerações, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade local e, também favorecendo a participação dos educandos em relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas.




       Esta escola que já formou muitos homens e mulheres em sua trajetória, traz como lema “
Educando para a vida e esperança”. Estes, que já passaram pelos bancos da escola, que hoje exercem as mais diversas funções dentro da sociedade e muitos outros que ainda virão, fizeram e farão dela um lugar de transformação, um espaço de convivência e de aprendizagem coletiva sem deixar de respeitar a singularidade de cada estudante, afinal, pergunta Gramsci “será possível amar a coletividade sem nunca ter amado criaturas humanas individuais?"
     Vale à pena lembrar algumas conquistas e vitórias, como: vencer o concurso de prefeito mirim do UNICEF (2002-2003), concurso de Educação Tributária (1999 e 2000), SPAECE (2º lugar em média de proficiência em Português e Matemática 2009), premiações de computadores (SPAECE 2009), torneiros esportivos, Vestibular, CENTEC, e outras (que brevemente publicaremos aqui).
     Nossa meta tem sido atender e oferecer uma aprendizagem de qualidade; reduzir a reprovação; reduzir a evasão; promover uma gerência participativa; possibilitar à comunidade uma nova visão da escola e estabelecer parcerias, tudo isso, com o objetivo maior de promover o desenvolvimento humano das novas gerações.