sábado, 23 de abril de 2011

Sobre a APA Meruoca...

A APA Meruoca (Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca Meruoca), é um projeto de lei formulado pelo senador Inácio Arruda e que foi aprovado em Dezembro de 2008, tendo por objetivo regulamentar e fiscalizar a exploração dos recursos naturais da Serra da Meruoca. Tal projeto, que há anos vinha sendo discutido entre orgãos governamentais (UVA, Prefeituras de Meruoca, Alcântaras, Massapê e Sobral, IBAMA e SEMACE) e não-governamentais (Instituto Carnaúba) é de fundamental importância, pois visa, entre outras coisas, preservar os recursos naturais e a fauna e flora de nossa região.
De acordo com este projeto,  áreas da serra da meruoca que se encontrarem acima de 250m de altitude terão seus recursos fiscalizados e controlados pelo IBAMA e pelos orgãos competentes de Meio Ambiente.




Todavia, é necessário uma maior conscientização, principalmente dos agricultores, a respeito do uso adequado do solo e da vegetação, para que ela não venha a se extinguir e não prejudique as gerações futuras. Além disso, torna-se necessário também que este projeto saia efetivamente do papel e seja posto em prática, pois mais de dois anos se passaram desde sua aprovação e até agora pouca coisa foi feita para que este fosse verdadeiramente efetivado.
Cabe então à população cobrar, e principalmente aos órgãos públicos, se empenharem em colocar esse importante projeto em prática, para que ele não fique apenas no papel.

23 comentários:

  1. As postagens estão mt massa!!!
    fulano de tal 2º A manhã

    ResponderExcluir
  2. legal e muito interessante.!
    jonas viana
    2-"c" manhã

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das postagem q vc colocou !!! adoremos...
    ass:rayane,rakecia,atais,renara,dheyla.

    ResponderExcluir
  4. esse texto é muito maneiro aí. Edgar 2ªC Manhã

    ResponderExcluir
  5. muito interessante esta postegem!vai concientizar varias pessoas a preservar a natureza!patricia 2"c"manha

    ResponderExcluir
  6. esta postagem é maneira!vamos ajudar a preservar o meio ambiente!jardele 2"a"manha

    ResponderExcluir
  7. muito interessante isso!vamos preservar a natureza!yara 2"c"manha

    ResponderExcluir
  8. valdene 2° "a"manhã12 de maio de 2011 às 09:40

    bom foi muito bom vc ter colocado no seu blog coisas relacionadas a apa pois ela serve para concientizar as pessoas para protegerem o meio ambiente contra a exploração da fauna e da flora de nosso pais e municipio.

    ResponderExcluir
  9. No meu ponto de vista:a populaçaõ de meruoca est, correndo perigo com esse açude, porque pode aqualque momento a parede arronbar, e ninguem sabe pra onde correr. porisso e que a reportagen esta correta ao falar que a prefeitura e a grande responsavel desse problema. yane+jaciani= 1 F tarde....

    ResponderExcluir
  10. Eu acho q a população não deveria se preocupar pq a imprença só quer anunciar, ela nunca pesquisa uma noticia completamente do jeito q ela realmente é. Mario antonio 1º A manhã

    ResponderExcluir
  11. na minha opiniao a imprensa quer apenas ganhar mais audiencia .eles deviam era relatar somente a verdade e nao especulacoes como aconteceu na noticia de que o acude do jenipapo iria arrombar e ao moradores queresidem nas procimidades do acude ficarem apavorados. FELIPE 1 ''A'' MANHA.

    ResponderExcluir
  12. o açude do genipapo esta risco de arombamento.e a cidade de masapé esta em perigo,por que aqualque hora oaçude pode arronba eprejudicar muitas pessoas com esse acomtecimento inesperavel.alunos;jonh lenon = jamile.1 a manhã

    ResponderExcluir
  13. joao carlos gomes 1''A'' manha;a imprensa devia pensar bem antes de publicar uma noticia dessas pq os moradores ficam apavorados e isso prejudica a imagem da prefeitura municipal da cidade de meruoca.

    ResponderExcluir
  14. daniel pereira1'A'manha e ronaldo porfirio 1''A''manha; os moradpres deviam ficar despreocupados com essas especulacoes ja q os analistas disseram q nao ha nehuma possibilidade do acude romper.

    ResponderExcluir
  15. acho q as rachaduras do açude meruoca nao intreferem na cinvivencia da populaçao de massape,a importancia do açude para nois e que vai fazer o abastecumento de agua potavel........by:marcia,alice e regiane 1''A'' manha.

    ResponderExcluir
  16. nos achamos que a imprensa esta publicamdo algo que não tem certeza de que vai acomtecer; isso esta asustando as familias que moram naquelas redomdesas pois eles estão apavorados com a tragedia q pode acomtecer.

    patricia,janayna, j.carlos i.,francinelda1

    ResponderExcluir
  17. o açude do genipapo segundo a imprenssa teria a possibilidade de rompimento más isso é só buato.más não vai romper segundo a prefeitura. pelo contrario so vai trazer benéficos para a população.
    Francisco J.; Mateus; Marcelo.1:"A"Manhã.

    ResponderExcluir
  18. Evair 1'A'manha, eduardo gomes 1'A'manha ,daiane da costa 1 "A" manha janeciane 1"A" os moradores deviam ficar despreocupados com essas especulacões ja q os analistas disseram q não ha nehuma possibilidade do acude romper. {se caso o açude roper-se muitas localidades serão destruidas pela força da correnteza}.(sitio são bento e massape serão destruidos).

    ResponderExcluir
  19. As pessoas da região do açudedevem ficar despreucupados com o risco de arombamento, a imprensa ñ esta segura da reportagem.
    A secretaria descorda da reportagem ñ ha risco.
    Gean lucas 1 B.Luiz 1 B.Aurigelsom 1`B.Elania1 B

    ResponderExcluir
  20. Galera, estou gostando muito dos comentários. Porém, gostaria de pedir para que estes fossem feitos abaixo da postagem correspondente ao tema em pauta, para que assim facilite o debate e possibilite que outras pessoas pessoas possam comentar seus comentário.
    Abraços!
    Prof. Edson

    ResponderExcluir
  21. eu acho q eles deveriam melhorar a estrutura desse açude pq era pra estar em bm estado e ñ ja rachando.......

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que a iprenssa exagera em qualquer coisa que eles fala,eu concordo com a prefeitura porque o açude foi feito atraves de engenheiros profissionais e especializados nesse caso.E acho que as pessoas não devem se preocupar no que a imprenssa diz.Se o açude foi feito é para nosso bem...
    Aline Marques.1 e Tarde

    ResponderExcluir
  23. Felipe Neves,Daniele Gomes,Lara 1º "E" tarde23 de maio de 2011 às 10:37

    nois achamos que algumas pessoas exageram nos seus comentarios.econcordamos com a prefeitura que o açude foi feito por profissionais especializados e não tem perigo de arronbar.

    ResponderExcluir